sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Ferramenta para inventariar hardware e software

Uma das maiores dificuldades encontradas no gerenciamento de informática, é saber a dimensão exata do que está sendo gerenciado, no que diz respeito a software e hardware. Inventariar o parque de informática e conhecer a situação precisa de cada equipamento pode ser uma tarefa complexa até mesmo em organizações de médio porte, e com certeza é uma tarefa importante em se tratando de órgãos públicos estaduais, pois diversos órgãos possuem e exercem autonomia para adquirir seus próprios equipamentos e softwares.

Diante deste quadro e dado a necessidade de se obter mais informações acerca do assunto, testamos diversas ferramentas de Inventário de Hardware e Software e optamos por um projeto com GNU General Public License (GPL), chamado de OCS Inventory.

Em Setembro de 2005, após vários testes e estudos, implantamos a ferramenta em nosso parque computacional e desde então temos nos deparado com as inúmeras possibilidades de manipular as informações obtidas, para melhor gerenciamento do nosso parque. A coleta das informações é realizada de forma simples e rápida, no logon script de cada usuário de rede da instituição é colocada uma rotina que executa um arquivo .exe, ao efetuar o logon este arquivo é executado e a ferramenta realiza uma varredura no micro coletando as informações, depois de completar a tarefa o arquivo é fechado e o administrador de rede já pode visualizar as informações na interface de Gerencimento do OCS Inventory. As informações coletadas são: BIOS, Processador, Memória, Periféricos instalados, Portas seriais e paralelas, Placa de Rede, Dispositivos de Armazenamento (informando inclusive a quantidade utilizada e livre do HD), Drives Lógicos, Placa de vídeo, Placa de som, Monitor, Placa de Fax/Modem, Impressoras instaladas, logs de acesso e todos os softwares instalados, além de permitir a desinstalação de softwares remotamente.

Um dos principais usos da ferramenta, diante do constante combate à pirataria e delitos contra a propriedade intelectual, incluindo a proteção de propriedade intelectual de programa de computador e sua comercialização no país, é a obtenção de todos os software instalados nos micros de cada instituição, pois como sabemos, o primeiro passo é identificar o software ilegal e onde ele está instalado, para em seguida tomar as devidas providências.

Nenhum comentário: