quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Tecnologia PLC e inclusão digital

No dia 17/09/07 foi veiculado no caderno Tecnoguia do Diario do Nordeste uma matéria que trata da chegada dos dispositivos PLC no mercado do Ceará. Vale a pena dar uma conferida, pois o material traz um pequeno resumo de como funciona a tecnologia para conexão entre PCs e notebooks via rede elétrica.

O que é a tecnologia PLC
A tecnologia PLC (Powerline Communication), que nos últimos anos vem crescendo rapidamente no mundo, caracteriza-se como uma tecnologia que utiliza a rede elétrica de distribuição (tipicamente as redes de média e baixa tensão) como meio de transporte para a transmissão de dados em alta velocidade. Ela possibilita a transmissão de sinais de dados em sistemas de cabos elétricos, através da sobreposição ao fornecimento normal de energia de sinais de mais alta freqüência - a partir de 3 kHz e até cerca de 30 MHz, consoante a aplicação. A tecnologia PLC tem vindo assim a ser desenvolvida para permitir o aproveitamento suplementar de uma rede de distribuição de energia elétrica para prestação de serviços de banda larga, perfilando-se como uma possível oferta alternativa para as tecnologias existentes.
A topologia da rede será a mesma da usada para distribuição de energia elétrica, tornando cada tomada elétrica em um ponto potencial para transmissão de dados, transformando desta maneira a rede elétrica de prédios, residências e comércios em uma verdadeira LAN. Para usar a rede não é necessário nenhuma instalação elétrica nova, e a rede não soma nenhum custo a sua conta elétrica, PLC é o método mais barato de conectar computadores em cômodos diferentes. O PLC abrange várias áreas e a tecnologia específica para acesso à Internet se chama BPL (Broadband over Powerline). Em resumo, onde você puder conectar uma televisão ou um rádio, poderá ter acesso WEB.

PLC para inclusão digital
No Brasil inúmeros projetos estão aliando a tecnologia PLC ao Linux e se transformando em poderosos cases de inclusão social e digital. Isso ocorre porque boa parte das cidades não conta com acesso à Web. Mas como quase todas possuem rede elétrica, será possível levar a Internet a elas com o PLC. E o que é melhor: mesmo as comunidades mais remotas poderão ser incluídas e sem a necessidade de grandes investimentos, pois basta instalar alguns equipamentos ao longo das linhas de distribuição e nada mais.

Veja alguns projetos de sucesso:


Mais informações:

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma boa idéia esse post que você publicou. Não sabia que existia essa possibilidade. Parabéns! Ah, também posso contribuir para ampliar seus conhecimentos. Tenho um blog também sobre negócios e tecnologia no Nordeste, o endereço é www.digitalbits.com.br. Acho que você vai gostar!