Segundo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), divulgado pela Agência FAPESP, as políticas de inclusão digital, que estimulam o uso de computadores nas escolas podem estar gravemente equivocadas. O estudo conclui que o uso destes equipamentos para realização das tarefas escolares está diretamente relacionada ao mau desempenho dos alunos, principalmente entre os mais pobres e os mais jovens.
A constatação da pesquisa diverge completamente com a posição dominante favorável ao uso de computadores nas escolas como forma de melhorar o desempenho dos alunos.
O estudo servirá para refletirmos se as atuais políticas públicas nesta área estão verdadeiramente cumprindo o seu papel de inclusão digital e educacional, dado as constatações apresentadas.
Vale ressaltar que o grande problema não é usar computadores, mas sim a forma como ele está sendo colocado como ferramenta de apoio no processo de apredizagem. O mau uso é que gera o baixo desempenho e isto está implícito na formação educacional, moral e cultural das nossas crianças.
O artigo completo está aqui.
Fonte: Estadão.com.br
A constatação da pesquisa diverge completamente com a posição dominante favorável ao uso de computadores nas escolas como forma de melhorar o desempenho dos alunos.
O estudo servirá para refletirmos se as atuais políticas públicas nesta área estão verdadeiramente cumprindo o seu papel de inclusão digital e educacional, dado as constatações apresentadas.
Vale ressaltar que o grande problema não é usar computadores, mas sim a forma como ele está sendo colocado como ferramenta de apoio no processo de apredizagem. O mau uso é que gera o baixo desempenho e isto está implícito na formação educacional, moral e cultural das nossas crianças.
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Fonte: Estadão.com.br
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